Oração do Credo

Oração do Credo dos Apóstolos.

Oração do Credo para ler, imprimir, escutar (áudio), assistir (vídeo) e em formato de imagem. Todas as informações e história da oração do credo você encontra aqui!

A Oração do Credo, também referenciada como Credo do Apóstolos ou até mesmo como Oração do Creio, é uma das melhores maneiras de se aproximar de Deus e expressar amor, confissão e declaração de fé ao criador dos céus e da Terra.

A Oração do Credo:

Oração do Credo em áudio.

Creio em Deus,
o Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra,
e em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor,
que foi concebido pelo Espírito Santo,
nascido da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado;
Desceu a mansão dos mortos;
ressuscitou no terceiro dia;
Subiu aos céus,
e está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso;
dali virá para julgar os vivos e os mortos.
Eu acredito no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
no perdão dos pecados,
na ressurreição do corpo,
e na vida eterna.
Amém.

Oração do Credo em vídeo:

Oração do Credo em vídeo do YouTube.
Oração do Credo em imagem.
Oração do Credo em imagem.

O que é a Oração do Credo?

Com a finalidade de entender, devemos levar em consideração que um “credo” é um resumo do que os cristãos acreditam, um resumo de uma crença religiosa, um conjunto de crenças ou um princípio orientador.

E antes mesmo que houvesse uma cópia da Bíblia disponível para a maioria das pessoas, o Credo dos Apóstolos foi amplamente utilizado pelos cristãos antes do batismo como uma maneira de reconhecer verbalmente seu arrependimento e fé.

A Oração do Credo, que simboliza toda formação do Evangelho desde a criação do céu e da Terra até o nascimento de Jesus, o crescimento da igreja católica e a ressurreição, é fundamentada nos ensinamentos apostólicos, sendo assim, o credo mais antigo conhecido da fé cristã.

Contudo, observe que o uso do termo “católica” se refere à igreja cristã difundida na época, e não especificamente à igreja católica romana. Portanto, é uma declaração ao corpo de Cristo, a igreja como um todo no mundo, como uma comunhão.

Como e quando surgiu?

Em resumo, o Credo teve a sua versão mais antiga criada no ano de 140 depois de Cristo, e foi o primeiro do tipo da igreja cristã, segundo a Associação Evangelista Billy Graham.

Muitos dos primeiros líderes da igreja decidiram sintetizar suas crenças afim de defender sua fé, como na passagem abaixo, por exemplo:

“Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.” – 1 Timóteo 6:12

Algumas passagens foram refinadas e padronizadas para que as diversas denominações cristãs pudessem usar uma versão responsiva do Credo dos Apóstolos em sua cerimônia de batismo.

Embora muitos protestantes considerem o Credo dos Apóstolos apenas um credo, outras denominações cristãs, como o Catolicismo, acreditam que o Credo é também uma oração.

Quem criou a Oração do Credo?

De fato, há uma narrativa que alega que cada um dos 12 artigos que compõem Credo, foi composto por cada um dos 12 apóstolos. Como, por exemplo, o que Rufino de Aquileia disse:

“Então, eles [os apóstolos] se reuniram em um ponto e, sendo cheios do Espírito Santo, compilaram este breve símbolo… Cada um fazendo a contribuição que ele considerava adequada; e eles decretaram que deveria ser entregue como ensino padrão para os crentes “.

No entanto, não só inexiste provas de que o Credo dos Apóstolos tenha sido realmente criado pelos apóstolos, bem como essa história já foi questionada, principalmente pelos teólogos na época do Renascimento.

Além disso, o Credo dos Apóstolos é uma versão modificada de uma declaração batismal antiga conhecida como Credo Romano Antigo.

Considera-se que o Antigo Credo Romano foi concebido considerando as instruções de Jesus em Mateus 28:19: “Portanto, vá e faça discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

O Credo é apenas para católicos?

Não, mas, devido a um mal-entendido geral entre os evangélicos devido a parte que diz: “Eu acredito. . . na santa igreja católica”, criou-se essa concepção errônea.

Entretanto, na Oração do Credo, a palavra católico significa “geral, universal, concernente ao todo” e não se refere exclusivamente à Igreja Católica Romana.

Então, é como o estudioso batista Timothy George explica:

“Quando dizemos que ‘cremos na santa igreja católica’, estamos confessando que o próprio Jesus Cristo é o único fundamento da igreja, que todos que realmente confiam nele como Salvador e Senhor são: Os membros da graça de Deus nesta igreja, e que as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela.”

Sendo assim, a Oração do Credo não foi criada estritamente para os católicos, mas por este fato, acabou se popularizando majoritariamente na igreja católica e entre os católicos.

Veja também: Tudo sobre Os 10 Mandamentos de Deus

Compartilhe ou envie para algum amigo! 🙏