Os 10 Mandamentos

Os 10 Mandamentos: Moisés.
Representação de Moisés com os 10 Mandamentos.

Os 10 Mandamentos constituem as leis fundamentais de Deus que foram entregues ao povo de Israel, após deixarem o Egito, com a finalidade de que fossem rigorosamente seguidos e respeitados.

Segundo a maioria dos estudiosos, este evento aconteceu por volta do século treze ou quatorze antes de Cristo.

Os mandamentos perduraram muitos anos e, até os dias atuais, há muitos países que baseiam suas leis neles.

Onde estão Os 10 Mandamentos na Bíblia?

Talvez você já se tenha perguntado: onde fica os dez mandamentos na bíblia? Essa é uma pergunta muito pertinente, pois sempre ouvimos falar dos 10 Mandamentos da lei de Deus, mas poucos sabem onde encontrá-los na Bíblia.

O registro dos Dez Mandamentos pode ser encontrado na Bíblia, tanto em Êxodo 20: 2-17 quanto em Deuteronômio 5: 6-21.

Moisés registrou as palavras de Deus em Êxodo 20 e recontou o evento novamente em Deuteronômio 5. Existem apenas pequenas diferenças de ênfase nos relatos.

Ambas as versões estão listadas abaixo, juntamente com uma lista dos mandamentos em formato abreviado.

Quem escreveu Os 10 Mandamentos?

Os 10 Mandamentos são um conjunto de leis que foram escritas por Deus em duas tábuas de pedra e depois entregues a Moisés no Monte Sinai.

Os dez mandamentos aparecem no Antigo Testamento da Bíblia cristã e também nas escrituras judaicas.

Quais são os 10 mandamentos?

Abaixo, você encontra a lista completa com Os Dez Mandamentos da Bíblia Sagrada:

1. Não terás outros deuses além de Mim

“Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão.”
“Não terás outros deuses além de mim.” – Êxodo 20:1-3 / Deuteronômio 5:6,7

2. Não pratique idolatria

“Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.”
“Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.” – Êxodo 20:4-6 / Deuteronômio 5:8-10

3. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão.

“Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.” – Êxodo 20:7 / Deuteronômio 5:11

4. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.

“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.”
“Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.”
“Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.” – Êxodo 20:8-11

“Guardarás o dia de sábado a fim de santificá-lo, conforme o Senhor, o teu Deus, te ordenou.”
“Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é um sábado para o Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver em tua propriedade; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu.”
“Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado.” – Deuteronômio 5:12-15

5. Honra a teu pai e a tua mãe

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.” – Êxodo 20:12

“Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” – Deuteronômio 5:16

6. Não matarás

“Não matarás.” – Êxodo 20:13 / Deuteronômio 5:17

7. Não adulterarás

“Não adulterarás.” – Êxodo 20:14 / Deuteronômio 5:18

8. Não furtarás

“Não furtarás.” – Êxodo 20:15 / Deuteronômio 5:19

9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo

“Não darás falso testemunho contra o teu próximo.” – Êxodo 20:16 / Deuteronômio 5:20

10. Não cobiçarás

“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”. – Êxodo 20:17

“Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, nem sua propriedade; nem seu servo ou serva; nem seu boi ou jumento; nem coisa alguma que lhe pertença”. – Deuteronômio 5:21

Entendendo Os 10 Mandamentos:

Você sabe o significado de cada mandamento? Consegue entender cada um dos 10 mandamentos de forma clara?

Se você possui alguma dúvida quanto ao significado de cada mandamento, tentamos ensinar os dez mandamentos de forma dinâmica:

  1. Não terás outros deuses além de mim: este mandamento nos ensina que existe apenas um Deus verdadeiro, o Deus de Israel (Javé ou Jeová, em português).
  2. Não pratique idolatria: não devemos adorar imagens, esculturas, estátuas e nem praticar qualquer tipo de idolatria.
  3. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão: o nome de Deus é sagrado e não devemos usá-lo de forma irresponsável ou para coisas fúteis.
  4. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo: o quarto mandamento diz que devemos guardar o sétimo dia. Porém, este é o mandamento mais controverso. (Mais abaixo abordaremos com mais detalhes)
  5. Honra a teu pai e a tua mãe: devemos obediência e respeito aos nossos pais. A eles devemos nossas vidas e aprendemos os valores da família.
  6. Não matarás: a vida é um dom sagrado dado por Deus. Portanto, não temos o direito de tirá-la de ninguém.
  7. Não adulterarás: não devemos praticar o adultério, bem como a impureza sexual, pois nosso corpo é o templo do Espírito Santo.
  8. Não furtarás: jamais devemos roubar algo de alguém. Não devemos tomar nada do que não nos pertence, pois além de cometer injustiça, é pecado.
  9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo: não devemos mentir, fazer falsas acusações e fofocas contra o próximo.
  10. Não cobiçarás: não devemos desejar ou cobiçar nada que não nos pertence.

Por que em alguns lugares Os 10 Mandamentos aparecem divididos de forma diferente?

A Bíblia não lista os mandamentos de forma numérica. Devido a isto, existem algumas opiniões divergentes quanto a distribuição e a ordem dos mandamentos.

Acima, neste artigo, dividimos as leis de Deus da forma mais comum, porém há listas com uma forma de divisão um pouco diferente. Geralmente as diferenças aparecem no primeiro, segundo e décimo mandamento.

Os Cristãos devem guardar o sábado?

De todos os mandamentos, o quarto mandamento (“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.”) provavelmente é o mais controverso e polêmico.

Cristãos de diversas designações partilham a opinião de que não é certo idolatrar, blasfemar, desrespeitar os pais, adulterar e matar.

Sobretudo, quando o assunto é guardar o sábado, as opiniões se tornam um pouco mais divergentes.

Do mesmo modo que alguns Cristãos creem que devemos, de fato, guardar o sábado (esses considerados Cristãos ultraconservadores), outros acreditam que a após a nova aliança não há mais a necessidade de se guardar um dia em particular, pois todo dia é Santo.

Há ainda os que acreditam que após a ressurreição de Cristo, o dia do Senhor passou a ser o domingo, e também os Cristãos que acham desnecessário esse preceito nos dias atuais.

O fato é que os Cristãos seguem a “lei de Cristo”, e nela não há nenhuma ordem para se guardar o sábado.

Os 10 Mandamentos ainda servem para os dias atuais?

Os Dez Mandamentos faziam parte das leis que Deus entregou para a antiga nação de Israel, através de Moisés.

“Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse: Ouçam, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhes estou anunciando. Aprendam-nos e tenham o cuidado de cumpri-los.” – Deuteronômio 5:1

Posteriormente, para os Cristãos, essas leis foram substituídas pela “lei de Cristo”, que inclui todos os ensinamentos e ordens de Jesus para os seus seguidores.

“Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.” – Gálatas 6:2

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. – Mateus 28:19,20

No entanto, os 10 Mandamentos nos mostram a forma como Deus pensa, e de certa forma, continua relevante nos dias atuais, pois são as orientações do próprio Deus para o povo daquela época.

Essas orientações são a base para o que chamamos de Novo Testamento.

Os 10 Mandamentos aparecem no Novo Testamento?

Sim, os mandamentos ainda continuam relevantes para os Cristãos e aparecem em passagens do Novo Testamento. Você pode conferir algumas delas abaixo:

“Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.” – 1 Coríntios 10:14

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa:
para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. – Efésios 6:1-3

“Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo.” – 1 João 3:15

“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.” – Hebreus 13:4

“O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.” – Efésios 4:28

“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.” – Efésios 4:25

“Então lhes disse: ‘Cuidado!’ Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. – Lucas 12:15

Veja também: Salmos para te ajudar a conseguir um emprego

Compartilhe ou envie para algum amigo! 🙏